O que é Musicalização Infantil?

A musicalização infantil é uma forma lúdica de apresentar o universo musical à criança preparando-a para o aprendizado formal da Música.

A metodologia busca ensinar música não de um jeito técnico, mas sim de inseri-la na vida dos pequenos de forma leve e prazerosa.

A melodia, ritmo, timbre, harmonia entre outros conceitos que compõem o aprendizado musical, passam a fazer parte do conhecimento da criança com a mesma naturalidade com que, por exemplo, ela aprende a falar.

E não há “a idade correta” para iniciar o processo de musicalização. É possível fazê-lo já na fase intrauterina. Desde bebês, até crianças mais velhas, aprimoram o conhecimento musical e apreciam os sons conforme as atividades propostas.


Educadoras Musicais

Educadoras em treinamento

Parque Sonoro

Uma oitava em canos de pvc

Alunos em uso do Parque Sonoro

Momento inicial da aula

Socialização

A partir de que idade é possível iniciar a Musicalização?

Como foi dito anteriormente, estímulos musicais podem ser recebidos pela criança desde sua fase intrauterina. Ao contrário do que muitos pensam, o bebê no útero tem completa percepção do mundo externo, principalmente no que diz respeito a sons.

Por isso nem um minuto pode deixar de ser aproveitado quando se tem em mente musicalizar o bebê. Falar com ele, cantar pra ele, ouvir música com ele, enfim, ser intencional na produção de um ambiente que explore a sua percepção. Isso será de grande utilidade após o seu nascimento e em todas as fases da sua infância.

PARQUE SONORO

Panelas, talheres, teclado de computador, entre outras coisas que estariam destinadas ao lixo, formam um conjunto percussivo que é explorado pelas crianças fazendo com que elas exercitem sua criatividade.

Esses objetos adaptados em instrumentos musicais são chamados de cotidiáfonos, assim chamados por Judith Akoschky, educadora musical de nacionalidade argentina.